Os cursos do Instituto de Educação a Distância da RCCBRASIL são ministrados através de um ambiente virtual de aprendizagem (Plataforma MOODLE), que contém diversos recursos da Internet, tais como:  vídeo-aulas, debates e discussões em fóruns, leitura crítica de textos e realização de atividades avaliativas.

 

Cada curso, em sua carga horária, tem uma média semanal  de 3 horas de estudos. Considerando as características individuais, alguns alunos poderão levar mais tempo que outros para desenvolver as atividades propostas. Além disso, as atividades como fóruns, por exemplo,  podem ser realizadas em qualquer hora, havendo, desta maneira, flexibilidade de horário.

Conheça os detalhes da metodologia, clicando sobre os títulos a seguir:


Após iniciada a turma, as aulas são disponibilizadas semanalmente, com atividades e conteúdos específicos para cada semana de estudo. Apenas a avaliação final tem prazo limite de realização pré-determinado.Mesmo com a liberdade de realizar atividades a qualquer momento, orientamos para que os alunos não deixem acumular aulas atrasadas, para que consigam fazer as leituras complementares e exercícios com atenção e êxito.A duração de cada curso varia de acordo com os conteúdos tratados.O tempo de dedicação requerido aos alunos para cada aula é de 3 a 4 horas por semana. Por isso, recomendamos que o aluno se matricule, no máximo, em dois cursos simultâneos, para poder realizá-los com bom aproveitamento e sem sobrecarga de trabalho.
A primeira semana do curso é sempre dedicada para o aluno conhecer o ambiente virtual e familiarizar-se com os recursos didáticos interativos. Também, são tratados assuntos relacionados à Educação a Distância e a como será a abordagem da temática do curso. Nessa semana, os cursistas têm a oportunidade de se apresentar, conhecerem seus colegas e monitor e criar as primeiras relações conhecendo sua turma.No ambiente virtual de aprendizagem (AVA), o conteúdo da aula é ofertado em vídeoaulas (também disponível em áudio); os conteúdos são ampliados com leituras de textos complementares, audiobooks, livros digitais, vídeos de filmes ou palestras, slides, fóruns e avaliação com banco de questões.
A avaliação é qualitativa, pela participação nas atividades semanais e avaliação final.As avaliações semanais com banco de questões são elaboradas com o objetivo de auxiliar o aluno a estudar e ampliar a compreensão dos assuntos principais de cada aula; pelo ambiente virtual, o aluno envia suas respostas aos monitores, preenchendo os questionários online, ao mesmo tempo faz a autocorreção das questões, checando seu nível de entendimento.Os fóruns temáticos semanais são parte integrante da avaliação.A última semana do curso é destinada à revisão de conteúdos e preenchimento da avaliação final (simulado final).
Pelos fóruns temáticos semanais, os alunos interagem com seus colegas de turma e seu monitor, discutindo temas apresentados ou partilhando experiências.A ferramenta de chat é um recurso livre para que alunos e monitores possam conversar em tempo real, se desejarem.Os monitores presenciais estão disponíveis para atendimento por telefone, e-mail, MSN, Skype ou pelo site, em horário comercial, em dias úteis.O suporte técnico está disponível em horário comercial, por telefone ou e-mail (e fora do horário comercial, exclusivamente por e-mail).
Todo o conteúdo do curso pode ser baixado para o computador do aluno, para revisões futuras, porém nenhum material pode ser redistribuido ou comercializado pelos cursistas, pois estão sob a proteção dos direitos autorais da RCCBRASIL.

As turmas iniciam no dia 10 de cada mês (subsequente ao da matrícula).

Ao final do curso, o aluno tem duas semanas para responder a avaliação final e entregar eventuais atividades atrasadas. Após isso, os questionários e fóruns são bloqueados.

O conteúdo permanece no ar por mais dois meses, para o aluno fazer os downloads e leituras que desejar, mas esses acessos não contam mais para a sua avaliação e certificação no curso. Após esse período, a turma é encerrada e os contatos com a equipe de suporte e administrativa se dão exclusivamente por e-mail ou telefone.

O acesso livre, independente de horários e dias fixos para realização das atividades de aula, dá-se somente após a liberação da turma. Isso, porque nossos cursos privilegiam a interação, para favorecer a troca de experiências, a construção de conhecimento no coletivo e promover a unidade entre pessoas de diferentes lugares do Brasil, e mesmo do exterior, garantindo uma aprendizagem qualitativa.

O acompanhamento por monitores garante o alinhamento conceitual e promove a articulação entre os alunos. Também, procura evitar a evasão e promover a motivação dos alunos, com o “resgate” daqueles que porventura encontrem dificuldades para continuar com o curso, pelas questões da sua vida diária. Os monitores da turma realizam o atendimento a distância (off-line), com período de resposta máxima de 48 horas.

Nos cursos livres, todos os alunos que apresentarem 75% de participação nas atividades semanais e realização da avaliação final têm direito a certificação. Os certificados são emitidos após o encerramento da turma, e enviados por e-mail no formato digital (PDF).

Os cursos livres não necessitam de reconhecimento do MEC, conforme Lei 9394/96. Eles são reconhecidos pela credibilidade e competências técnicas de suas mantenedoras. Nossos cursos livres são de caráter de atualização, aperfeiçoamento e extensão, de cunho formativo, catequético, evangelizador ou conhecimentos gerais. Somos associados da ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância), entidade que trabalha em prol da qualidade e expansão da EAD, em parceria com as principais instituições internacionais.

Pela carga horária e qualidade dos nossos cursos, o certificado pode ser apresentado para contabilizar carga horária complementar de cursos de graduação. Porém, como cada instituição e curso de graduação apresenta regras próprias para as temáticas que valem como carga horária complementar, consulte a diretoria de departamento de seu curso. O mesmo em relação a concursos ou testes seletivos (consulte a banca para obter informações sobre as temáticas aceitas).

Os certificados são emitidos em PDF e enviados por e-mail para o aluno que conclui com êxito o curso.

Dentro das possibilidades, temos buscado oferecer subsídio para matrícula, oferecendo descontos para públicos específicos, planejando promoções de acordo com as necessidades de formação do Movimento e do público.

Para manutenção de nossas atividades, contamos com os valores das inscrições e subsídio do Escritório Nacional, através da doação de colaboradores da Revista e outras.

Nossa filosofia é de que à medida que nossas matrículas aumentem em escala, a oferta de subsídio amplie com redução periódica de valores de inscrição nos cursos e oferta de bolsas integrais de estudo, para públicos específicos, beneficiando um maior número de jovens estudantes, seminaristas, religiosos, missionários, líderes e público de baixa renda ou vários membros de uma mesma família ou grupo de oração, para favorecer a formação continuada.

Para conhecer as promoções ou bolsas oferecidas neste momento, clique aqui, ou confira no menu do curso que deseja realizar, se há alguma promoção ou bolsa aberta.