Notícias

O mês de abril é tempo de festa para o IEAD da RCCBRASIL. Hoje, o Instituto de Educação à Distância completa 11 anos na missão de levar formação de qualidade aos carismáticos. Por isso, queremos que você conheça mais sobre o IEAD, por meio de algumas curiosidades.

 

1- Foi criado por causa de uma mensagem do Papa João Paulo II

A mensagem do 36º Dia Mundial das Comunicações Sociais (2002), impulsionou o Conselho Nacional a aprovar a ideia de um Instituto de Educação à Distância.

“...a Internet pode oferecer também o tipo de continuidade requerida pela evangelização. Especialmente numa cultura desprovida de fundamentos, a vida cristã exige a instrução e a catequese permanentes e este é, talvez, o campo em que a Internet pode oferecer uma ajuda excelente”.

 

2-  Os primeiros cursos falavam da Bíblia e Doutrina Social

Com uma adesão surpreendente, os dois primeiros cursos - “Introdução à Bíblia Sagrada” e “Doutrina Social da Igreja” - lançados em 2010, tiveram mais de 20 turmas.

 

3- Cursos internacionais

Em 2012, o IEAD RCCBRASIL foi escolhido pelo Conselho Católico Carismático Latino Americano (CONCCLAT) para produzir, gerenciar e monitorar os cursos de formação para a RCC de toda a América Latina. Nessa parceria, iniciou-se a oferta de cursos em espanhol para a formação de lideranças católicas jovens e adultas dos países América Latina, Caribe e latinos dos Estados Unidos e Canadá. Atualmente, está disponível em espanhol o curso “Batismo no Espírito Santo”.

 

4- Já foram oferecidos mais de 20 cursos

Nesses 11 anos, o IEAD já disponibilizou mais de 20 cursos de formação online. Com temáticas de formação específica para Ministérios da RCC e outros de temáticas gerais sobre a fé e a Igreja Católica.

 

5- Mais de mil turmas e mais de 20 mil alunos

As matrículas dos cursos do IEAD sempre estão abertas. Assim que uma turma atinge seu número máximo, uma nova turma já é aberta para que novos estudantes possam se inscrever e se formar. Ao longo da sua história, o IEAD já teve mais de mil turmas e mais de 20 mil alunos!

 

6- O curso “Roteirização e Oratória Sacra” foi o mais estudado

Com 120 turmas, o curso “Roteirização e Oratória Sacra” foi o mais estudado até hoje, com mais de dois mil alunos. O curso é destinado especificamente aos membros do Ministério de Pregação. Atualmente, ele está sendo reformulado.

 

7- Cursos planejados e revisados pela Comissão de Formação

O Conselho Nacional da RCCBRASIL é assessorado por cinco comissões e três assessorias que são responsáveis por tratar de assuntos que envolvam habilidades técnicas e conhecimentos específicos. Dentre elas, está a Comissão de Formação que, entre outras atividades, planeja e revisa todos os cursos juntamente ao IEAD, setor do Escritório Nacional da RCCBRASIL.

 

8- O IEAD já realizou 12 Congressos Nacionais Online

Além dos Cursos Online, desde 2017, o IEAD oferta e dá suporte ao Conselho Nacional e Ministérios da RCCBRASIL na realização dos Congressos Online. Já foram realizados 12 Congressos, com formações específicas para os Ministérios e gerais para o Movimento.

 

9- Congressos Online: Mais de 100 mil participantes

O IEAD já possibilitou mais de 100 mil participações em formações ministradas nos Congressos. Por ser online, os eventos vão além-fronteiras formando também brasileiros e pessoas de idiomas irmãos que moram em outros países, como EUA, Canadá e Portugal.

 

10- Viabilizou o maior Encontro Nacional de Formação da RCCBRASIL

Em 2021, o IEAD deu suporte na realização do ENF. O evento foi completamente online, seguindo as orientações de saúde, e acabou atingindo um público recorde. Foram quase 24 mil participantes, mais de 300 horas de vídeo exibidos e 215 formações ministradas virtualmente.

 

11- Atualmente 9 cursos estão disponíveis

Estão disponíveis cursos para formação ministerial específica da RCC e outros relacionados à fé e à Igreja Católica. Mas, também já estão sendo reformulados alguns cursos já existentes e outros novos sendo planejados.

Gostou de conhecer um pouco mais do IEAD da RCCBRASIL? Então não perca a oportunidade de inscrever-se agora mesmo nos cursos disponíveis. 

 


Você já conhece a Assinatura Plus?

Você pode ter acesso ilimitado a esse e outros materiais pela Assinatura Plus dos Congressos Online da RCCBRASIL. Um ambiente virtual que comporta todas as formações ministradas nos Congressos Online, com um valor único de R$ 29,90 - que te dá acesso por 1 ano!

 


 

ENF Play

Para prolongar a graça do Encontro Nacional de Formação 2021, a RCCBRASIL oferece o ENF Play,  uma assinatura que contém todos os workshops do encontro, que estará disponível até setembro, com um investimento único de R$ 45,00. Garanta agora o seu acesso!