O trabalho de criação de um novo curso no IEAD RCCBRASIL inicia muito antes que o curso vá ao ar. É um trabalho cuidadoso que começa com o primeiro contato com o professor-autor e finaliza quando os alunos recebem o seu certificado. Ou melhor, a produção de um curso praticamente não acaba nunca. A cada mês abrem-se novas turmas. Cada turma trás suas próprias características, dúvidas novas vão surgindo, debates novos acontecem nas aulas e isso realimenta o curso.

 

 

No instituto, após o planejamento vêm as gravações, depois o trabalho de revisão dos vídeos, preparo dos materiais escritos e exercícios que vão compor o plano de estudos, por fim, a edição das videoaulas. Algo cuidadosamente pensado são as artes gráficas que darão identidade ao curso, ilustrações dos materiais e preparo de roteiros de edição das vídeo-aulas. Tudo isso se transforma em mídias audiovisuais e materiais pedagógicos aos quais os alunos têm acesso ao longo do curso. Na sua elaboração se procura que sejam atraentes, significativas e expressivas, deem um caráter lógico e ao mesmo tempo afetivo ao curso. Tudo é pensado a partir do aluno e da doutrina, para o aluno e para a Igreja. Ou seja, o objetivo do IEAD e dos professores é que o curso de fato enriqueça a experiência de aprendizagem, o repertório cultural do aluno, seus conhecimentos, alimente e reacenda a sua fé. Um elemento presente em todo o percurso de produção de um curso e desenvolvimento das aulas é a constante oração pelo curso, pelos alunos, pela equipe e pelos frutos que o curso deve gerar na vida do aluno, no seu Grupo de Oração, na Igreja e na sociedade.

 

Como um curso de Educação a Distância da RCCBRASIL é produzido?

O processo de produção do próximo curso a ser lançado em maio de 2015 - Instrumentos Eficazes para Melhor Compreender a Bíblia - por exemplo, iniciou em janeiro de 2014. Um primeiro contato da equipe do IEAD RCCBRASIL com o Teólogo João Claudio Rufino permitiu ao professor conhecer a metodologia do instituto, os materiais que compõem os cursos e como eles são produzidos; acessar a plataforma e perceber como o processo de aprendizagem e a interação dos alunos e monitores acontecem. Após isso, outros contatos subsequentes foram sendo feitos para planejamento da ementa do curso, seleção e segmentação dos conteúdos, escolha de materiais de apoio e referencial teórico. Isso tudo ocorreu previamente ao início das gravações das aulas. As gravações, propriamente ditas, iniciaram em outubro, na cidade de Lorena/SP, nos estúdios do Professor Felipe Aquino (que tem sido grande parceiro e incentivador do nosso Instituto). As gravações foram intercaladas com interessantes conversas sobre doutrina, fé e Bíblia, que ocorreram nos intervalos.

Dezesseis de abril foi a data em que se encerraram as últimas gravações deste primeiro curso com Prof. Rufino. Desta vez, em São Paulo, no estúdio do Grupo Aviva que gentilmente o cedeu para ser o nosso set de gravação. Porém, o trabalho não terminou por aí. Mais quatro meses de trabalho seguirão nesse processo com a pesquisa de outras fontes de leitura, elaboração de avaliações e edição das vídeo-aulas. Mesmo quando a última aula estiver pronta, não se encerrará aí a produção do curso. Todos os cursos podem ser atualizados. Isso decorre de um trabalho de constante acompanhamento e avaliação das turmas, a percepção das necessidades dos novos alunos, da sociedade, dos Grupos de Oração e da Igreja. Essas necessidades são levadas em conta para a realimentação dos cursos. A produção de cada curso no instituto é como a “gestação de um filho”; e quando ele vai ao ar é como o “nascimento e crescimento desta criança” que exigirá acompanhamento e cuidados constantes.

 

Quando iniciará este novo curso e como faço para me inscrever?

Maio será o mês em que este novo curso terá suas inscrições abertas. Em junho iniciarão as aulas das primeiras turmas. O Instituto espera atingir todas as dioceses brasileiras e, quem dera, alunos de todos os Grupos de Oração ao longo do primeiro ano de oferta do curso. No primeiro mês, serão disponibilizadas até 300 vagas. Mais vagas serão abertas nos meses seguintes. O curso é recomendado especialmente a Formadores, Pregadores, Seminaristas, Religiosos, Lideranças, Catequistas e pessoas em geral que desejam aprofundar-se nos conteúdos da Bíblia. João Claudio Rufino é Mestre em Bíblia pela PUC/SP e neste curso, numa linguagem simples, porém, profunda, busca aproximar os cristãos dos conhecimentos das ciências e da cultura bíblica que ajudam na compreensão do Texto Sagrado. O curso é produzido e mantido pela Renovação Carismática Católica, mas é aberto a todos, pois se trata de um conteúdo universal apoiado nos estudos da exegese, da literatura, dos estudos das línguas e traduções, história, cultura e geografia de Israel, entre outros.


Para ser aluno deste curso, aguarde o dia 1º de maio e realize a sua matrícula na página de inscrições. Informações sobre o conteúdo, metodologia e carga-horária podem ser encontradas neste link.

Confira a mensagem registrada no último dia de gravações em que o Prof. João Claudio Rufino felicita o IEAD RCCBRASIL pelos seus cinco anos de caminhada na formação pela internet e faz o convite para este novo curso.